Você está em: Labeurb

II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos: Homenagem a Antenor Nascentes tempresençade pesquisadores do Labeurb
19/04/2024

No último mês de março, o Instituto de Letras da UERJ abriu suas portas para receber o II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos: Homenagem a Antenor Nascentes (1886-1972). O evento, dedicado ao renomado filólogo, linguista e lexicógrafo Antenor Nascentes, fundador da Academia Brasileira de Filologia, reuniu acadêmicos e pesquisadores de todo o país.

Promovido pela segunda vez, o SASLi é um encontro interinstitucional, internacional e multidisciplinar com o objetivo de refletir sobre a história do conhecimento linguístico-gramatical no Brasil. Apoiado pela FAPERJ, o seminário ofereceu uma série de minicursos, palestras e painéis tanto presencialmente quanto de forma remota, contando com a participação de instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O evento contou com a participação dos pesquisadores do Labeurb José Horta Nunes e Claudia Pfeiffer, que também atuou como uma das organizadoras junto com as professoras Vanise Medeiros (UFF)  e Thais Costa (UERJ).

O II SASLi teve como foco destacar Antenor Nascentes como uma figura central nos estudos da linguagem negro-brasileira, ressaltando sua importância como intelectual e homem negro na construção da historiografia linguística do Brasil, sob diferentes perspectivas teóricas. Além disso, o seminário comemorou o centenário da publicação da obra "O Linguajar Carioca", buscando promover leituras críticas, investigar os processos históricos do autor e sua obra, e contribuir para a formação de jovens pesquisadores na área da Linguística.

O evento também contou com momentos emocionantes, como a presença dos netos de Antenor Nascentes e de sua primeira bisneta, marcando um momento de homenagens e emoções. O II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos encerrou-se com êxito, consolidando-se como um espaço fundamental para o debate e a reflexão sobre a linguagem e seus contextos históricos no Brasil.

Os vídeos com as mesas e os minicursos estão dísponíveis em: https://youtube.com/playlist?list=PLIhYsFaiIdKfA7H0LtXDOJ5l8uZd7K0Vc&si=xm9v3ExZZGg5gno0

Adaptado de: https://www.institutodeletras.uerj.br/o-sasli-de-antenor-nascentes/